segunda-feira, 7 de março de 2016

Sustentabilidade em Prática - debate

 
SUSTENTABILIDADE EM PRÁTICA
PAINEL DE DEBATE
 
Neste debate, iremos conjuntamente refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), globalmente proclamados pela UNESCO para o período 2015-2030. Que objetivos são estes? O que se espera alcançar com cada um (que metas contêm)? Como se transcrevem para a nossa realidade e esfera/ escala de ação? E como estão e irão ser divulgados e trabalhados, em diferentes âmbitos e contextos - por exemplo, nas escolas?

Moderadora: Rita Fouto (FAREDUCA)

Convidados:

Rui Dinis (EFEITO ESTUFA) - ODS.PT
Entre os 17 objetivos globalmente proclamados para o mundo, quais os prioritários para Portugal? - ou como se transmigram nesta escala? Portugal 2030, que diferenças neste horizonte?

Duarte Mata (CML) - ODS.LX
Em Lisboa, como se lê sustentabilidade? Que Lisboa podemos (queremos? vamos?) encontrar, no horizonte 2030? E se a cidade é comunidade, o que cabe aos cidadãos?

Sandra Battaglia (AMÁLGAMA) - Transformação Pessoal para a Mudança Global
"Sê a mudança que queres ver no mundo." - Se não há Mudança Global sem Transformação Pessoal, que transformação é essa? Como podemos aceder e abrir os nossos caminhos pessoais, no esteio de uma ética e práxis planetária, no século XXI?

Teresa Mendes (FLORESCER) - Educação Global: um caminho...
O caminho faz-se caminhando. E a vida inicia-se, muito cedo, para as crianças, num contexto (supostamente) educativo. E então? Estamos a educar bem? Para a tal transformação pessoal e mudança global?

(Orador a confirmar) (CML) - Fechando a Semana da Terra
Este painel de debate encerra, formalmente, o EARTHfest'2016 - e a "Semana da Terra" de Lisboa. O município, anfitrião da iniciativa que se iniciou no dia 22 de Abril na Estufa Fria, fecha o pano em Monsanto e, quem sabe... Até para o ano?!


Duração: 2h


Programa EARTHfest'2016:

Dia: Domingo, 1 de maio

Horário: 15h30 às 17h30

Zona de Programação: EARTHfest em Foco (Auditório do CIM)

Parceiros: FAREDUCA, CML, EFEITO ESTUFA, AMÁLGAMA, FLORESCER



Mais informações: